Hatha Yoga: do Denso para o Sutil

No Hatha Yoga, usamos o termo ir do “DENSO para o SUTIL”, como ponto de partida, do corpo físico para a mente e para a conexão espiritual.

Praticamos posturas para limpar o corpo físico, desobstruir a rigidez nas camadas dos músculos, nas articulações, na rigidez da própria coluna e em tudo que compõe o corpo fisico.

Dentro desta iluminada tradição, tudo que pensamos agora e desejamos, já foi pensado e praticado e tem explicação e termos específicos.

Entre tantos objetivos, praticamos as posturas do Yoga para purificar as camadas densas dos nossos corpos, até as mais sutis. E estas camadas são 5 e levam o nome de “Koshas”, onde vamos acumulando as sujeiras das ações do próprio tempo, do envelhecimento, a soma de todos os registros dos sentimentos, da alimentação, do cotidiano e atividades que vivemos todos os dias.

Hatha e o corpo

Muito antes deste conhecimento esclarecedor, o corpo era considerado apenas um pedaço de carne, pele, ossos, secreções e impurezas, fonte do sofrimento, do apego e da dor.

O Hatha alterou essa visão desde o início, unindo a percepção e os valores da linha Tântrica, passando a enxergar o corpo como templo divino. Com a influência direta da tradição Vedanta, de que tudo o que nasce sobre GAIA, é criação e expressão do Ser, é vida divina.

Assim, a linha Hatha Yoga busca um estado do corpo estar alinhado com as dimensões sutis, emocional, mental e psíquica, para a realização do propósito de todas as formas de Yoga: a libertação da ignorância através do autoconhecimento (Moksha), da aceitação dos ciclos de vida e morte e renascimentos (Samsara).

A matéria que compões nosso corpo físico, não é mais uma causa de perdição, e sim, um veículo para transcender e realizar o que a natureza humana veio realizar neste planeta material e espiritual.

E a Shiva Samhita reafirma a mesma idéia:

Neste corpo, o monte Meru* está rodeado por sete ilhas: há rios, mares, campos e senhores dos campos. Há rishis e sábios, e nele estado todas as estrelas e planetas. Há peregrinações sagradas, templos e deidades nos templos. O sol e a lua, agentes da criação e da destruição, movem-se nele. O espaço, o ar, o fogo, a água e a terra também se encontram aqui. Todos os seres que existem no mundo estão igualmente no corpo. Rodeando o monte Meru, fazem suas tarefas. Aquele que sabe disto é um yogi. Não há dúvida sobre isto.

Shiva Samhita (II:1-5)

*o monte MERU, é a coluna vertebral, e o restante a composição da nossa ferramenta chamada corpo.

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