Constelação Familiar Sistêmica

A Constelação Familiar Sistêmica é um método terapêutico breve, desenvolvido pelo psicoterapeuta Alemão Bert Hellinger, que tem como principal objetivo trazer consciência sobre o que está oculto nos nossos sistemas e influenciando na fluidez da nossa vida.

Acumulamos energias e emoções principalmente do nosso sistema familiar, de maneira consciente ou inconsciente, que influenciam diretamente os nossos comportamentos, atitudes e tomadas de decisão.

Sistema é tudo aquilo do qual fazemos parte, como família, empresa, grupos sociais, projetos.

Quando temos dificuldades profissionais, por exemplo, pode haver por trás uma relação familiar desarmônica que não enxergamos com nosso consciente.

Através da Constelação Familiar temos a possibilidade de desfazer esses emaranhamentos sistêmicos, trazendo compreensão e transformação positiva para que tenhamos uma vida plena, com mais amor e leveza.

Deseja conhecer a Constelação Familiar?

Shanta Yoga e Bem-Estar
Gostaria de participar ou ser constelado(a)? Antes saiba um pouco sobre o codificador:

Anton “Suitbert” Hellinger conhecido simplesmente como Bert Hellinger, foi um psicoterapeuta alemão, que desenvolveu as Constelações Familiares.

Faleceu recentemente, em 19 de setembro de 2019 aos 93 anos. De família católica, foi combatente em guerra aos 20 anos de idade, foi padre, após dirigir muitos projetos na África como diretor, abandonou o clero, voltou à Alemanha, onde passou a estudar Gestalt-Terapia, mudou-se para Vienna para estudar  psicanálise.  Ali, conheceu sua primeira esposa, Herta, uma psicoterapeuta.

Em 1973 se mudou para a Califórnia para estudar  Terapia Pimal com Arthur Janov. Lá, se interessou pela Analise Transacional.  Bert Hellinger se divorciou de Herta e casou-se com Marie Sophie. Com esta Esposa, realizou cursos, oficinas e seminários em vários países por muitos anos e até final de sua vida.

Bert Hellinger - CeStu / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)

Então Constelação Familiar Sistêmica não é magica ou religião, ela simplesmente segue leis: como a do Pertencimento, da Ordem e do Equilíbrio.

Constelação Familiar é uma terapia profunda e mais breve, uma oportunidade em ver e aceitar o nosso lugar, o nosso papel dentro do sistema familiar. Com uma postura certa, nos auxiliará a assumir a responsabilidade que nos pertence e assim tomar as atitudes necessárias para caminhar adiante e efetivar as mudanças necessárias.

Nesse movimento inconsciente, somos levados a repetir o que muitos em nossas famílias fizeram; ações boas e ruins.

Porém, entrar em contato com esta identificação e olhar com amor e respeito para o que é difícil, nos permite liberar do amor cego e seguir para uma vida mais leve e pelo amor verdadeiro e pela compaixão.

O constelado ou a constelada, após a terapia consegue se posicionar através do que foi sentido, deixando o movimento de alma agir com naturalidade, onde tudo acontecerá  no tempo certo e na medida certa, e poderá usar o que foi visto na Constelação a seu favor e para o bem maior..

A partir do novo olhar, novas atitudes poderão se abrir com mais clareza e para as possibilidades após o trabalho realizado. E muitas  vezes sairá de um papel de vítima e poderá dizer sim tanto para os erros, quanto aos acertos. E enxergará a realidade, com tudo que a compõe.

A Constelação Familiar encontra aqui também um desafio: a medida que este conhecimento se difunde, muitas pessoas chegam nele querendo terceirizar essa responsabilidade.

E não é assim que funciona. Somos responsáveis e não culpados, da mesma forma que nossos pais foram, vamos descobrir nossos caminhos com nossas próprias pernas e com o que é nosso. Compreender para aceitar .

A Constelação Familiar é uma grande oportunidade de abrir novos conceitos e possibilidades de ver a vida, para sair do vitimíssimo, da auto culpa e dos julgamentos e se relacionar bem com família, no trabalho, na empresa ou seja dentro da vida.

Então, qual momento certo para buscar esta terapia?

Quando algo em sua vida esta incomodando, trazendo dor e tristeza, repetindo na sua vida, atrapalhando o fluxo natural em ser feliz.

Quando não sabemos o que fazer para mudar a situação, que pode ser no relacionamento afetivo, no relacionamento familiar, na área empresarial e profissional na saúde física e mental. E em todos os campos de nossas vidas.

Você pode participar ou ser Constelado(a)

Nesta terapia em GRUPO  existe a possibilidade em ser um PARTICIPANTE, que representará algum elemento da pessoa que esta sendo constelado no momento. Participar da constelação quer dizer, estar presente na terapia, e em muitos casos vivenciar algo bem próximo a sua realidade.

Ou ser CONSTELADO (A).  Ser constelado representa a oportunidade em  trazer um TEMA para ser abordado pela terapeuta de forma sigilosa, ou não, conforme sua escolha.

A CONSTELAÇÃO PODE SER  EM GRUPO OU INDIVIDUAL, PARA PESSOAS. LUGARES, EMPRESAS.

É isso que a Constelação Familiar oferece. Um conhecimento que nos auxilia a seguir adiante para além das dificuldades.

Na comunidade chamada FAMÍLIA reina um vinculo inconsciente chamado AMOR, que nos uni muitas vezes pela dor, pela responsabilidade excessiva, pelos vícios, pelas doenças, por honrar até mesmo quem nunca conhecemos dentro deste clã familiar.

E quando assumimos uma responsabilidade que não é nossa, ADOECEMOS, seja no campo afetivo, profissional, etc.

Alinhar nosso PRESENTE, vivenciando com o quê é realmente nosso, libera magoas, ressentimentos e abre lugar para o equilíbrio e a FELICIDADE.

Temas para Constelar

  • Relacionamento afetivo,
  • Relacionamento familiar entre pais e filhos e irmãos,
  • Questão empresarial ou profissional,
  • Saúde física e mental,
  • PETs, doenças dos animais doméstico,
  • Imóveis para venda ou alugar,
  • E em todos os campos de nossas vidas.

Seguindo as leis do amor, a ordem o sistema familiar chega.

O constelado(a) ao enxergar o que estava oculto por trás do problema, se sentirá mais forte, se sentirá no seu lugar de origem, pertencente e poderá respeitar a hierarquia e a troca em equilíbrio, encontrará a sua responsabilidade também, dentro da sua família.

Somos responsáveis e não culpados, da mesma forma que nossos pais foram, vamos descobrir nossos caminhos com nossas próprias pernas e com o que é nosso. Compreender para aceitar e mudar atitudes.

Constelação Familiar

Faça uma melhor escolha:

• ATENDIMENTO INDIVIDUAL OU EM GRUPO
• PRESENCIAL OU ONLINE

Depoimentos

Nossos Alunos

A constelação familiar me fez enxergar meus anseios, tensões, insónias vividas no passado que precisaram ser visualizados e tratados para colocar no seu tempo correto e não voltar para o momento presente, eu sei que tem uma criança triste, sofrida, tensa aqui dentro, mas também vejo uma mulher adulta, feliz, leve e bem resolvida que acolhe e cuida dessa criança todos os dias da sua vida. É uma dualidade que precisa ser vista e cuidada todos os dias.

Karina fez foi constelada por Meire esse ano

Karina Agra

Karina Agra

Meu nome é José Alberto, tenho 53 anos e pratico yoga há 8 meses com a professora Meire Caetano no estúdio Shanta Yoga.
Eu sempre pratiquei esportes mas nos últimos 20 anos levei uma vida muito sedentária. Desde que comecei a praticar yoga sinto cada vez mais as mudanças no meu corpo, energia e flexibilidade.
A cada aula percebo mais a profundidade dos ensinamentos da professora Meire, que vai muito além dos vários benefícios físicos. Sou muito grato por esse fortalecimento, tem sido uma valiosa ajuda, mais ainda por este momento que estamos vivendo.

Aluno, prática Yoga a 8 meses com a professora Meire.

José Roberto

José Roberto

Dizem que quando buscamos uma cura, buscamos ou pela dor ou pelo amor, no meu caso foi uma junção dos dois! Tinha uma dor física intensa em várias partes do corpo mas principalmente nos pés, vinha de vários tratamentos sem sucesso, além de uma dor de alma da qual a vida me escolheu por algum motivo enfrentar! A Meire me acolheu com todo amor que não tenho nem palavras! Por isso digo: yoga é cura de dentro pra fora alma e corpo. Hoje, apenas 3 meses de prática posso dizer que estou 90 % sem dores nos pés e o meu corpo está respondendo muito bem a este processo. Yoga pra mim é como a vida….uma estrada na qual vamos caminhando sempre!

Aluna Shanta, prática Yoga a 3 meses com a Professora Meire.

Denise M. Santos

Denise M. Santos