Escutar boa música, para manter boa energia

Costumo iniciar minhas aulas de yoga, sugerindo aos alunos, que aquietem seus corpos por alguns minutos para que possam observar seus próprios ritmos e sons.

Esta pausa para se ouvir, para refinar a percepção e acalmar gradativamente a mente que eu sugiro no início de cada aula, é muito importante para que possam treinar o OUVIR e SENTIR, e também desenvolver o senso de ritmo interno, que é fundamental para o ser humano.

Podemos fazer isto também escolhendo, sons ou músicas “boas” e sensíveis aos sentidos.

Música e energia

Determinados sons, músicas, melodias, vozes, sons da natureza ou de determinados instrumentos, quando entram pelos ouvidos, ativam outras áreas do cérebro, estimulam movimentos, emoções, sentimentos e lembranças.  Estudos mostram que os sons, podem gerar efeitos positivos sobre o corpo, liberando a dopamina, neurotransmissor mais conhecido como hormônio do prazer.

Podemos tornar momentos simples, em momentos extraordinários e inesquecíveis, praticar atividade física, estimular nosso bom humor, encontrar ânimo, limpar a mente, associar pessoas queridas e lugares, viagens e situações, por conta de um *bom registro musical*.

Ouvir música é uma expressão universal, em qualquer parte do planeta. É ancestral e constante, orgânico e natural, para isso, existe uma necessidade básica, a sensibilidade.

Yoga e os Sons

Só que eu não sugiro música durante a prática de Yoga. Neste momento a mente precisa de silêncio. E para quem estiver iniciando a pratica e estiver com a mente muito agitada, prefira ouvir uma música mais calma, sons da natureza, alguns minutos antes de iniciar as posturas, observar apenas a sua respiração.

Meire Caetano.

Leia também:

Mente e coração saudáveis: útero curado

Yoga no Equilíbrio Hormonal

3 Comentários

Comente